quinta-feira, 15 de agosto de 2013

TRABALHO 9 – aula 13 (Império)

Questão: o que é "romanização"? Como Tácito a explica, a partir das realizações do seu sogro na Britânia?

Tácito, Agrícola, 21. 

O inverno que se seguiu foi usado para a execução de medidas de salubridade. Para que uma população dispersa e rude – e proporcionalmente mais pronta para a guerra – se habituasse pelos confortos devido ao sossego e ao ócio, ele [o general e governador Agrícola] exortava os indivíduos e assistia comunidades na construção de templos, mercados e casas; louvava os enérgicos e castigava os indolentes: assim, imitar os homens honrados se tornou uma necessidade. Além disso, ele começou a educar os filhos dos chefes nas artes liberais, e deu preferência aos talentos nativos dos bretões contra as habilidades treinadas dos gauleses. Como resultado, aqueles que rejeitavam a língua latina começaram a desejar habilidades retóricas. Até mesmo o uso da nossa toga se tornou uma distinção e entrou na moda; pouco a pouco, os bretões começaram a se perder nos vícios, como o pórtico [passeio público], o banhos e os banquetes requintados. Por causa dessas coisas os simples nativos começaram a chamar de cultura [humanitas] aquilo que era parte da sua servidão [pars servitutis].

Aproveite e veja aqui o trabalho dos seus colegas no nosso Tópico em História Antiga, em 2011: http://pt.wikipedia.org/wiki/Romanização

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